Entre os diálogos estabelecidos nas aulas de OTEC surgiu
a importância de entender mais sobre o planejamento escolar, que podemos
dividir em três grandes vertentes, preparação, execução e avaliação, para se
fazer um bom planejamento. Podemos ilustrar um simples exemplo de
planejamento, o calendário escolar e uma forma de planejar os eventos e
atividades que devem ser realizadas durante o decorrer do ano na escola.
O Brasil possui o plano decenal estabelecido pelo Ministério
da Educação, no qual e traçado metas e objetivos para serem alcançadas nós
próximos 10 anos no Brasil em geral, cada estado da federação possui
também o seu plano decenal, porém para que houvesse esse planejamento foi necessário responder algumas perguntas
básicas, o porque, e para quem essas metas seriam estabelecidas.
O ato de planejar também significa sonhar, porem com um pé
na realidade. Passado a preparação
chegou a hora da execução, no qual aquilo que foi planejado começa a sair do
papel, uma escola pode executar um projeto dentro de um planejamento decenal, e
um professor pode também executar seu planejamento dentro do projeto da escola, porem ambos precisam avaliar se o que foi planejado esta fluindo bem para
continuar e melhorar ou se é necessário fazer novos planejamentos afim de garantir um
melhor ambiente e aprendizado para todos.
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